SESSÃO SOLENE DO FERIADO MUNICIPAL FOI MOMENTO DE CELEBRAÇÃO E HOMENAGEM

A Sessão Solene Evocativa do Feriado Municipal, realizada na manhã do mesmo (11 de novembro), no Teatro-Cine de Torres Vedras, constituiu-se mais uma vez como um momento de celebração e de homenagem a cidadãos, instituições e outras entidades.
A iniciar essa sessão usou da palavra a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que frisou a importância das Festas de Torres Vedras ligarem o Dia de S. Gonçalo de Lagos ao de S. Martinho, tendo em conta o impacto desta primeira figura religiosa na história da comunidade de Torres Vedras e o simbolismo da segunda, que remete para um elemento intrínseco à identidade local e de grande importância na economia de Torres Vedras: o vinho. Na sua alocução, Laura Rodrigues sublinhou precisamente a relevância do setor vitivinícola e, de uma forma mais ampla, do agrícola, no Concelho, bem como a de um evento também de sobejo valor para os torrienses e que estará de regresso em 2023: o Carnaval de Torres Vedras. Ainda na sua intervenção, a presidente da Câmara Municipal garantiu a continuação do trabalho do Município na luta contra as Alterações Climáticas e no desenvolvimento de uma educação “fora da caixa”, agradecendo aos que têm feito de Torres Vedras um concelho “onde todos tenham oportunidade de sonhar e de concretizar os seus sonhos”, um território ”bom para viver” e “bom para trabalhar”.
Seguidamente usou da palavra o presidente da Assembleia Municipal, José Correia, que recordou o facto do Feriado Municipal ser uma efeméride relativamente recente (que remonta a 1977) no contexto de um concelho com 772 anos de história, o qual foi instituído, de certa forma, mediante Foral atribuído por D. Afonso III, em 1250. Na sua intervenção, José Correia aproveitou para elogiar os seus conterrâneos, referindo-se aos mesmos como “gente trabalhadora, empenhada em construir, em desenvolver, em ser boa gente”. “As gentes da nossa terra sempre foram e continuam a ser gentes de grandes méritos, de grandes feitos”, acrescentou, tendo parabenizado em nome da Assembleia Municipal todos os que posteriormente seriam distinguidos com a entrega das medalhas municipais.
A Sessão Solene Evocativa do Feriado Municipal deste ano terminou com um momento musical: uma atuação de piano a quatro mãos pelos alunos finalistas do Conservatório de Música da Física, Rosa Queirós e Afonso Rodrigues, que interpretaram na ocasião uma obra de Maurice Ravel.

Nesta sessão foram condecorados com a medalhas municipais de mérito grau ouro:
• José Manuel Lourenço (antigo veterinário municipal de Torres Vedras);
• Nuno Rodrigues (antigo delegado de saúde de Torres Vedras).