49.º aniversário da Revolução dos Cravos assinalado em várias freguesias

No concelho de Torres Vedras, as comemorações do Dia da Liberdade passaram por várias freguesias. Na manhã de 25 de abril, realizou-se a Sessão Solene Comemorativa do 49.º Aniversário do 25 de Abril, que decorreu no Auditório do Edifício Paços do Concelho, em Torres Vedras.

O hino nacional A Portuguesa marcou o início da sessão. Seguiu-se a intervenção do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, David Lopes, e dos representantes dos partidos e movimentos de cidadãos com assento na Assembleia Municipal de Torres Vedras: Carlos Filipe, do Chega, Pedro Castelo, do CDS/PP, Francisco Corvelo, do PCP, Jorge Santos, do Unidos Por Torres Vedras – Movimento Cívico, Marta Geraldes, do PSD, e Manuela Pacheco, do PS.

“Há 49 anos, Portugal iniciou uma transformação tão profunda que a própria palavra «Abril» passou a ser sinónimo de Liberdade”, afirmou na sua intervenção a presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, acrescentando que, tal como canta Sérgio Godinho, “Só há liberdade a sério quando houver a paz, o pão, habitação, saúde, educação”. “Por mais que isso nos espante, hoje, como há 49 anos, continua a ser necessário lutar – em comunidade – por estes direitos”, referiu a autarca.

Usando da palavra, o presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras, José Correia, destacou a importância de “desenvolver processos no sentido de motivar todos os que consigamos para participarem na nossa vida política concelhia, a exercerem diretos de cidadania e a cumprirem responsabilidades com a sua comunidade”.

Nesse sentido, José Correia referiu que “Assembleia Municipal de Torres Vedras promoveu e está a realizar uma primeira assembleia municipal temática”, dedicada ao Cluster Alimentar no Concelho, envolvendo dezenas de empresas desta área, com o objetivo de produzir propostas para que as atividades económicas associadas à alimentação se desenvolvam com ainda melhores condições. “É este o espírito que nos move, é este o espírito que consideramos que Abril nos exige”, rematou.

Seguiu-se a inauguração da exposição 20 anos | Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras, uma exposição coletiva de artistas ligados ao território de Torres Vedras que comemora os 20 anos deste equipamento cultural, inaugurado a 25 de abril de 2003. Após a visita à mostra, realizou-se um almoço aberto à população na Praça do Município, que terminou com o bolo de aniversário da Paços – Galeria Municipal.

Paralelamente, durante a manhã, a Praça 25 de Abril foi tomada pelas crianças que participaram na atividade “O Rei manda…brincar no Dia da Liberdade”, que visa encorajar e demostrar a importância do brincar, sobretudo em liberdade e ao ar livre, para o desenvolvimento das crianças. Ao início da tarde, foi inaugurada a requalificação da Azenha da Ponte, no Ameal.

As comemorações do 25 de Abril começaram logo na noite de 24, no Pavilhão Gimnodesportivo de São Domingos de Carmões, com o concerto Tributo à música de intervenção, interpretado pelo Contrapeso da Balança, com Rúben Monteiro, Mauro Ramos e Dinis Coelho, e pela Banda de Música da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.