ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE TORRES VEDRAS

Petições foram analisadas e discutidas na Assembleia Municipal

PETIÇÕES FORAM ANALISADAS E DISCUTIDAS NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

 

Duas petições foram enviadas à Assembleia Municipal de Torres Vedras e alvo de apreciação e discussão na reunião deste órgão municipal realizada no dia 29 de junho.

Uma dessas petições reivindica a criação de um dístico de estacionamento pago para os automobilistas que trabalham na avenida General Humberto Delgado, que lhes permita ocupar lugares de estacionamento situados nesta artéria de Torres Vedras por um valor mais baixo do que aquele que atualmente é praticado para não residentes. A Assembleia Municipal de Torres Vedras deliberou, por maioria, remeter essa petição à Câmara Municipal de Torres Vedras, com uma recomendação de não acolhimento das finalidades propostas, por razões de igualdade e equidade. Contudo, a Assembleia Municipal de Torres Vedras considera, segundo o texto da recomendação enviada à Câmara Municipal de Torres Vedras, “que a petição apresentada é um elemento de grande valor demonstrativo da necessidade permanente em tentar melhorar o estacionamento e a mobilidade na cidade, como tal, algo que considera que a Câmara Municipal deve ter em grande conta nas suas análises e tomadas de decisão”.

A outra petição apresentada à Assembleia Municipal de Torres Vedras que foi apreciada e discutida na mais recente reunião deste órgão municipal visa, por seu lado, “que a classificação de “troço de tráfego local” já hoje atribuída ao percurso da A8 entre Torres Vedras Sul e Torres Vedras Norte seja alargada até à saída 9 (Ramalhal), com a subjacente isenção de pagamento de portagem em qualquer um dos troços a percorrer entre estes três pontos de acesso, promovendo uma distribuição equilibrada e sustentável do tráfego ao interior de toda a cidade, através de diferentes pontos de acesso a Leste da mesma”. De referir que, ainda antes desta petição ser votada pela Assembleia Municipal de Torres Vedras, o presidente deste órgão municipal, José Correia, desenvolvera diligências junto da Autoestradas do Atlântico e do Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT) no intuito de averiguar da possibilidade da concretização do objetivo do documento, tendo o IMT informado que estaria disposto a rever o contrato de concessão da A8 mediante vontade política expressa nesse sentido. Assim sendo, a Assembleia Municipal de Torres Vedras deliberou, por unanimidade, remeter o assunto da petição à Câmara Municipal de Torres Vedras, recomendando que negocie junto da tutela a classificação do troço da A8 situado entre as suas saídas 8 e 9 como “troço de tráfego local”. De sublinhar que os membros da Assembleia Municipal de Torres Vedras enalteceram a qualidade e o conteúdo deste documento de iniciativa popular.

 

Torres Vedras 6/8/2022