Assembleia Municipal promoveu colóquio sobre a implantação do poder local democrático

No âmbito das “Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril”, a Assembleia Municipal de Torres Vedras realizou o colóquio “Implantação do Poder Local Democrático em Torres Vedras”, no passado dia 13 de abril, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

O colóquio teve início com a intervenção do presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras, José Manuel Correia, que solicitou aos presentes uma salva de palmas para “honrar e agradecer a todos os que nestes 50 anos foram eleitos para o exercício de funções autárquicas no nosso Concelho.”

O presidente da Assembleia Municipal relembrou que os eleitos locais têm a “honrosa missão de defender, de manter e de desenvolver o poder local democrático”. A missão de defender “exige saber preservar os valores de Abril: a Liberdade, a Democracia, o Humanismo e a Paz”; a missão de manter “só é possível se continuadamente na nossa ação transmitirmos estes mesmos valores aos nossos concidadãos, zelando que se pratiquem”; e a missão de desenvolver “só é conseguida se cativarmos outros para o seu exercício”, explicou José Manuel Correia.

Tendo em vista esta missão, o colóquio reuniu diferentes perspetivas sobre a Revolução dos Cravos e os últimos 50 anos, para tal contou com as intervenções de Beatriz Silva Pereira, uma jovem nascida em 1999, de Dina Almeida, que nasceu no ano da Revolução, e de Francisco Manuel Fernandes, combatente antifascista e presidente da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Torres Vedras de maio de 1974 a janeiro de 1977.

Posteriormente, o professor Venerando de Matos apresentou uma comunicação sobre a “Implantação do Poder Local Democrático em Torre Vedras”, na qual analisou as principais diferenças no funcionamento das câmaras municipais antes e depois do 25 de Abril.

Seguiu-se um momento de debate, que permitiu a partilha de ideias e de histórias entre os oradores e a plateia.

O colóquio “Implantação do Poder Local Democrático em Torres Vedras” foi transmitido online e encontra-se disponível aqui.